SENADO FEDERAL – Sessão solene para promulgação da Emenda Constitucional 133, que estabelece novas regras para recursos destinados a candidatos negros, marcada para quinta-feira.

Na tarde desta quinta-feira (22), está marcada para as 15h30 uma sessão solene do Congresso Nacional para a promulgação da Emenda Constitucional 133, que traz inovações nas regras para os partidos políticos em relação aos recursos destinados a candidatos negros. A origem desta nova emenda constitucional foi a aprovação da PEC 9/2023. O local escolhido para a realização da sessão é o Plenário do Senado Federal.

Uma das principais mudanças propostas pelo texto a ser promulgado diz respeito ao perdão dos débitos dos partidos que não cumpriram a aplicação mínima de recursos em candidaturas de pretos e pardos nas eleições anteriores. No entanto, para que esses débitos sejam efetivamente perdoados, os valores deverão ser investidos em candidaturas de pretos e pardos nas próximas quatro eleições a partir de 2026.

Além disso, a emenda estabelece a obrigatoriedade dos partidos políticos destinarem 30% dos recursos do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário para as candidaturas de pessoas pretas e pardas. Essa cota não inclui os valores correspondentes aos recursos não utilizados nas eleições passadas. A exigência de destinar 30% dos recursos para essas candidaturas já está em vigor para as eleições deste ano.

Outro ponto relevante é a extensão da imunidade tributária dos partidos políticos, bem como de seus institutos ou fundações, em relação a sanções de natureza tributária, com exceção das previdenciárias.

A emenda também institui um programa de refinanciamento de dívidas semelhante ao Refis, porém específico para os partidos políticos, seus institutos ou fundações. O objetivo é que a dívida original seja corrigida apenas monetariamente, com perdão dos juros e multas acumulados.

Essas novas regras se aplicam aos órgãos partidários em todas as esferas (nacional, estadual, municipal e zonal) e para as prestações de contas financeiras e eleitorais, independentemente do estágio em que se encontram. As determinações da Justiça Eleitoral também poderão ser atendidas com recursos do Fundo Partidário, o que inclui a devolução de recursos públicos ou privados.

Dessa forma, a promulgação da Emenda Constitucional 133 representa um marco no fortalecimento da participação de candidatos negros no cenário político nacional, bem como na regularização das finanças e cumprimento das obrigações tributárias dos partidos políticos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo