SENADO FEDERAL – Senadora Zenaide Maia Defende Alfabetização Infantil como Pilar de um Futuro Justo e Desenvolvido em Pronunciamento no Senado.

Na última segunda-feira, 13 de outubro, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) fez uma declaração contundente no Plenário, ressaltando a crucial importância da alfabetização infantil em tempo apropriado. Durante a cerimônia de entrega da 1ª edição da Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças, que homenageou cinco governadores brasileiros pelos avanços em suas iniciativas alfagetizadoras, a parlamentar enfatizou que essa premiação é um reconhecimento significativo das políticas públicas que têm gerado resultados positivos na alfabetização de crianças.

Zenaide expressou convicção de que a alfabetização deve ser abordada como uma política de Estado, e não como uma questão passageira. Segundo ela, cada criança que consegue se alfabetizar na idade correta representa um passo fundamental em direção a uma sociedade mais civilizada e igualitária. A senadora destacou a importância da educação como um poderoso transformador social, afirmando que ela é a base da liberdade e da consciência crítica dos cidadãos.

A parlamentar também recordou que diversos programas de alfabetização implementados desde os anos 90 não tiveram continuidade, citando o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada de 2023 como um exemplo de ação necessária, que deve ser convertida em uma política permanente. A discussão em curso sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE) no Congresso Nacional foi apontada por Zenaide como uma oportunidade para implementar medidas estruturais, tais como a ampliação do ensino em tempo integral.

Além disso, a senadora defendeu que garantir a permanência de crianças e adolescentes em escolas de qualidade durante todo o dia é uma maneira eficaz de aumentar suas habilidades, promover uma formação cidadã e diminuir a vulnerabilidade frente à criminalidade. Zenaide ainda criticou a atual divisão do Orçamento Geral da União, que, segundo ela, destina mais de 40% dos recursos ao sistema financeiro, enquanto apenas 4% vão para a educação pública.

“Precisamos reavaliar essa distribuição orçamentária se realmente desejamos avançar enquanto nação e oferecer um futuro melhor para as próximas gerações”, afirmou. Para Zenaide, a transformação educativa e social começa com um investimento robusto e consciente na educação, ressaltando a responsabilidade dos agentes públicos em transformar essa prioridade em uma realidade palpável.

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