Zenaide indicou que, num país cada vez mais suscetível a extremos climáticos, a Conab se posiciona como um aliado crucial para garantir o acesso à alimentação. “Quem, em momentos de crise, socorre a população que enfrenta a falta de alimentos? É a Conab”, afirmou. Ela destacou que a companhia, por meio de seus estoques reguladores, tem desempenhado um papel vital em manter os produtos nas prateleiras, assegurando que o abastecimento não seja comprometido, mesmo em situações adversas.
Abordando a questão da segurança alimentar, a senadora argumentou que essa é uma questão de saúde pública. Com isso, defende a criação e manutenção de estoques reguladores, citando que potências agrícolas não permitem que toda a sua produção seja direcionada à exportação. Para Zenaide, é imprescindível que a atuação da Conab seja fortalecida, não apenas com aumentos orçamentários, mas também com uma valorização adequada dos servidores que ela emprega.
A senadora fez um forte apelo em defesa dos pequenos agricultores, salientando que a privatização da Conab seria um retrocesso, representando um abandono das comunidades rurais. Ela enfatizou a necessidade da Conab para os agricultores em diversas regiões do Brasil, desde o Nordeste até o Sul. “Quem desconhece a relevância da Conab ou não conhece a realidade do Brasil, ou optou por se alinhar com os grandes interesses do agronegócio”, concluiu Zenaide Maia, com uma clara defesa dos interesses da população rural e da segurança alimentar no país.