Durante sua fala, a senadora enfatizou a importância dessa conquista, lembrando que a proposta que agora se transforma em lei estava estagnada no Congresso por cinco anos. Reconhecendo a necessidade urgente de ações para facilitar o acesso a tratamentos modernos, Dra. Eudócia assumiu a relatoria da matéria e trabalhou arduamente para garantir sua aprovação. Ela destacou a imunoterapia como uma das formas mais inovadoras de tratamento do câncer, pois esta abordagem busca estimular o sistema imunológico do paciente a identificar e eliminar as células tumorais com maior eficácia e, frequentemente, com menos efeitos colaterais.
Antes da implementação da nova lei, muitos pacientes do SUS enfrentavam a dificuldade de recorrer à Justiça para ter acesso à imunoterapia, um processo que frequentemente atrasava o início do tratamento e comprometia, assim, suas chances de sucesso. Durante seu pronunciamento, a senadora deixou claro que, a partir de agora, esse cenário mudará radicalmente.
“As pessoas que necessitam de imunoterapia não precisarão mais judicializar suas necessidades. Elas terão acesso irrestrito a esses tratamentos,” afirmou a senadora. Ela concluiu ressaltando que a compra em grande escala dos produtos imunoterápicos pelo SUS não apenas garantirá a disponibilidade para os pacientes, mas também reduzirá os custos para o sistema de saúde, tornando o tratamento mais acessível a todos.
Esse desenvolvimento é uma notícia esperançosa para milhares de brasileiros que lutam contra o câncer e uma reflexão sobre a importância das políticas públicas em saúde. A luta contra essa doença insidiosa ganhou um importante aliado com a sanção da lei, que representa um passo à frente na busca por tratamentos mais eficazes e acessíveis para a população.






