SENADO FEDERAL – “Senador Zequinha Marinho propõe reformulação da Lei das Ferrovias para impulsionar escoamento de produtos do agronegócio e mineração no Brasil.”

O senador Zequinha Marinho, representante do estado do Pará e presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias Autorizadas, está promovendo uma ampla discussão sobre a necessidade de reformas na legislação que regulamenta o setor ferroviário no Brasil. Em um cenário onde o agronegócio e a mineração desempenham papéis cruciais na economia nacional, Marinho enfatiza que modernizar a Lei das Ferrovias é essencial para garantir a eficiência no escoamento desses produtos, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico.

As ferrovias, tradição no transporte de cargas, enfrentam atualmente enormes desafios estruturais e operacionais. O senador argumenta que as mudanças propostas na legislação podem trazer não apenas melhorias na logística, mas também maior competitividade ao setor. Segundo Marinho, o aprimoramento das ferrovias é vital para reduzir custos e otimizar o tempo de transporte, fatores que têm um impacto significativo na competitividade do agronegócio brasileiro no mercado internacional.

Para Marinho, fortalecer o setor ferroviário é, portanto, um passo estratégico para alavancar a economia do país. A proposta é que, ao incrementar a infraestrutura ferroviária e promover uma legislação mais moderna e adequada às demandas do século XXI, o Brasil possa maximizar sua produção agrícola e mineral, facilitando o acesso aos mercados e aumentando as exportações.

O senador também destaca a importância de parcerias entre o governo e a iniciativa privada, sugerindo que, ao fomentar um ambiente favorável para investimentos, será possível garantir não apenas a revitalização das ferrovias existentes, mas também a construção de novas linhas que atendam as áreas mais carentes de infraestrutura. Ele acredita que a integração do transporte ferroviário com outras modalidades, como rodovias e hidrovias, poderá ainda potencializar o fluxo comercial e proporcionar um desenvolvimento econômico mais sustentável.

Com essas propostas, Zequinha Marinho espera abrir um debate amplo e produtivo sobre o futuro das ferrovias no Brasil, promovendo não apenas o retrocesso histórico da modalidade, mas também garantindo um espaço para que o país se posicione competitivamente no mercado global.

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