Girão protocolou um requerimento, identificado como REQ 12/2025-CEsp, com o intuito de realizar uma audiência pública para questionar a decisão do ministro do STF, Gilmar Mendes, que reconduziu Ednaldo à presidência da CBF no final de 2023. Essa decisão foi controversa devido a uma parceria estabelecida entre a confederação e o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), instituição fundada pelo ministro e atualmente dirigida por seu filho.
A realização da audiência pública ainda está pendente da aprovação dos membros do colegiado da Comissão de Esporte. Esta é uma questão de extrema importância, pois envolve não apenas a gestão de uma das maiores entidades esportivas do país, mas também questões éticas e de transparência que devem ser esclarecidas perante a sociedade.
A atuação do Senador Eduardo Girão demonstra seu compromisso em fiscalizar e garantir a integridade no ambiente esportivo, especialmente no futebol, que é uma paixão nacional. A população brasileira aguarda ansiosamente por respostas claras e transparentes sobre essas questões levantadas, a fim de assegurar a lisura e a legitimidade das instituições envolvidas. Agora, resta aguardar a decisão dos membros da Comissão de Esporte para a realização da tão aguardada audiência pública.