SENADO FEDERAL – Senador Mecias de Jesus propõe extensão do Programa Habite Seguro a segurança privada e servidores administrativos da segurança pública.

O senador Mecias de Jesus, representando o Partido Republicanos de Roraima, apresentou uma proposta legislativa que visa expandir o alcance do Programa Habite Seguro. Este programa, que tem como objetivo facilitar o acesso à moradia por meio de condições mais favoráveis de financiamento, atualmente beneficia exclusivamente uma categoria restrita de profissionais de segurança pública, como policiais, bombeiros, agentes penitenciários, agentes de trânsito, peritos e guardas municipais.

Com a nova proposta, o senador busca incluir não apenas os agentes diretamente envolvidos na segurança pública, mas também os profissionais da segurança privada e os servidores administrativos que atuam nesse setor. Para Mecias de Jesus, esta é uma forma de reconhecer a importância de todos aqueles que se dedicam à proteção da sociedade, independentemente de sua categoria profissional. A inclusão desses grupos pode representar um importante avanço na valorização e no suporte às diversas funções que compõem o complexo sistema de segurança pública.

Além da inclusão de novos profissionais, o projeto também propõe ajustes nas faixas de renda e nos limites de preços dos imóveis contemplados pelo programa. Essa adequação, segundo o senador, visa tornar o programa mais acessível, atendendo a um número maior de brasileiros que enfrentam dificuldades para adquirir a casa própria. Ao ampliar as faixas de renda, a proposta pretende alcançar tanto os que se encontram em situação de vulnerabilidade social quanto aqueles que, embora não estejam no topo da pirâmide salarial, ainda assim lutam diariamente para conquistar sua independência habitacional.

O Programa Habite Seguro, que até então beneficiava uma parcela específica da população, poderá, com essa proposta, se tornar um recurso ainda mais significativo na luta pela habitação digna no país. A expectativa é que, ao garantir um acesso mais democrático ao financiamento da casa própria, o projeto contribua para a melhoria da qualidade de vida de um número considerável de cidadãos, fortalecendo assim não apenas a segurança individual, mas também a segurança social e comunitária.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo