SENADO FEDERAL – Senador Jorge Seif Defende Anistia a Condenados em Projeto que Reduz Penas por Atos de 8 de Janeiro e Critica Investigação e Punições.

Na última quarta-feira, 17 de outubro, durante um pronunciamento no Plenário, o senador Jorge Seif, representante de Santa Catarina pelo PL, abordou a recente aprovação do Projeto de Lei 2.162/2023. Esta proposta, que visa reduzir as penas aplicadas a condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, é considerada por Seif um passo positivo, mas ainda assim insuficiente para enfrentar o problema de forma efetiva. O senador argumentou que as sanções determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) são desproporcionais e defendeu a adoção de uma anistia para os envolvidos, como solução mais adequada à situação.

O PL, que recebeu a aprovação dos senadores e agora está encaminhado para a sanção da Presidência da República, foi objeto de críticas por parte de Seif, que apontou irregularidades tanto nas investigações quanto nas punições aplicadas. Segundo o parlamentar, há inconsistências na forma como os responsáveis foram penalizados, além de falhas na atuação estatal durante os eventos que culminaram na necessidade de julgamento. Para ele, a legislação aprovada “não cura as injustiças, mas pelo menos reduz um pouco a dor daqueles que, inclusive, já cumpriram parte da pena enjaulados”.

Seif também destacou um ponto crítico sobre a resposta do governo no dia dos eventos tumultuados. Ele questionou a razão pela qual o Plano Escudo, um protocolo de defesa destinado a proteger o Palácio do Planalto, não foi acionado, apesar da clara ameaça que pairava sobre a segurança do local. “Todos sabiam que existia uma ameaça vigente e que poderia, sim, virar um quebra-quebra”, afirmou, sublinhando a necessidade de uma análise mais cuidadosa sobre a atuação das autoridades naquele momento.

A mensagem do senador resonou com aqueles que acreditam que as penalidades impostas foram excessivas, e a proposta de anistia surge como uma alternativa que, segundo ele, pode trazer alívio a um conflito que transcende a aplicação da lei e envolve questões de governança e segurança pública. Assim, a discussão sobre a eficácia do novo projeto e sua capacidade de resolver os conflitos sociais e jurídicos em torno dos atos de 8 de janeiro continua em aberto.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo