Em sua fala, o senador criticou a falta de resultados efetivos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o acidente em 2022. Amin ressaltou a necessidade de redobrar os esforços para assegurar que as famílias recebam a devida compensação, uma vez que as ações realizadas dentro do Brasil não alcançaram os resultados esperados.
Além disso, Esperidião Amin comemorou a criação do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, do qual ele é presidente. O novo colegiado tem como objetivo fortalecer as relações entre os dois países, especialmente nas áreas científica e tecnológica. Amin ressaltou a importância da participação do Japão como referência em questões relacionadas às mudanças climáticas e na melhoria dos dispositivos de defesa civil no Brasil, especialmente após os desastres climáticos ocorridos na Região Sul, destacando a catástrofe causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
O senador enfatizou a necessidade de cooperação internacional e de ações efetivas para garantir a segurança e bem-estar das populações afetadas por tragédias naturais e acidentes. Esperidião Amin reforçou a importância de atuações conjuntas e apoio mútuo entre os países para enfrentar os desafios presentes e futuros.