SENADO FEDERAL – Senador Esperidião Amin participa de evento de início da pesca artesanal da tainha em Florianópolis e defende maior cota para pescadores.

O senador Esperidião Amin (PP-SC) anunciou durante um pronunciamento realizado nesta terça-feira (30) que estará presente no evento de início da pesca artesanal da tainha, a ser realizado na praia do Campeche, em Florianópolis, nesta quarta-feira (1º). O parlamentar destacou a importância da pesca artesanal da tainha, ressaltando que ela é considerada uma das mais ambientalmente sustentáveis do mundo, pois captura o peixe em seu período de trânsito, quando está no auge de sua forma e sabor.

Em suas declarações, Esperidião Amin enfatizou que a atividade pesqueira ocorre em duas modalidades principais: artesanal e industrial. Santa Catarina é um dos estados mais desenvolvidos nesse setor e se destaca como um dos principais produtores de tainha do Brasil, figurando no topo da lista de produção nacional.

No entanto, o senador mencionou que a categoria dos pescadores não ficou satisfeita com as cotas estabelecidas pelos Ministérios da Pesca e do Meio Ambiente, que determinaram limites de 586 toneladas para a pesca artesanal e 480 toneladas para a pesca industrial. Esperidião Amin ressaltou que, embora reconheça a importância da sustentabilidade nesse debate, ele espera que no próximo ano as cotas sejam mais generosas, permitindo que mais pescadores artesanais e industriais possam garantir seu sustento.

A presença do senador no evento de início da pesca artesanal da tainha demonstra seu comprometimento com a categoria dos pescadores e seu interesse em incentivar e apoiar essa importante atividade econômica em Santa Catarina. A participação de Esperidião Amin é mais um exemplo do trabalho dos parlamentares em prol do desenvolvimento regional e da valorização das tradições locais.

Sair da versão mobile