Durante seu discurso, o senador ressaltou a segurança e a qualidade de vida em Santa Catarina, destacando que o estado oferece um ambiente propício para investimentos. Com uma taxa de desemprego de apenas 3%, enquanto a média nacional é de 7% a 8%, e uma expectativa de vida de 81 anos, Santa Catarina apresenta números que se equiparam aos de países desenvolvidos.
Beto Martins enfatizou a importância da logística para o desenvolvimento socioeconômico do estado, revelando que Santa Catarina é o segundo estado brasileiro em movimentação de contêiner, com 61 milhões de toneladas de carga movimentadas anualmente, sendo que 55% dessa carga não tem o estado como origem ou destino.
Além disso, o senador informou que o governo estadual pretende apresentar a Lei Estadual de Ferrovias, buscando autonomia para autorizar a concessão de novos trechos ferroviários. Ele também fez um apelo para que o governo federal entregue para o governo local as ferrovias que estão sob seu comando, a fim de otimizar a gestão e expandir a malha ferroviária do estado.
O Santa Catarina Day foi um evento importante para promover o debate sobre a infraestrutura de transportes no estado e buscar soluções para potencializar o desenvolvimento econômico. A presença do governador Jorginho Mello e de empresários do setor logístico demonstra a relevância do tema e a busca por parcerias e investimentos que impulsionem ainda mais a economia de Santa Catarina.