SENADO FEDERAL – Senador Destaca Aprovação de Projeto que Atualiza Piso Salarial de Médicos e Dentistas para Valorização da Saúde no Brasil

Na última quarta-feira, o senador Fernando Dueire, representando o PSD de Pernambuco, utilizou o Plenário do Senado para enfatizar a aprovação, pela Comissão de Assuntos Sociais, de um projeto de lei que visa atualizar o piso salarial dos médicos e cirurgiões-dentistas. O parlamentar, que atua como relator da proposta, argumentou que a legislação que atualmente rege essas profissões encontra-se defasada e incapaz de refletir as realidades contemporâneas do setor saúde.

Durante seu pronunciamento, Dueire ressaltou a importância de valorizar os profissionais de saúde, afirmando que a qualidade dos serviços de saúde prestados à população está intrinsecamente ligada ao reconhecimento e à valorização de quem atua na linha de frente. Ele destacou que um sistema de saúde eficiente não pode existir sem profissionais que se sintam respeitados, motivados e, principalmente, devidamente remunerados.

O senador também abordou a relação entre a atualização do piso salarial e a permanência de médicos e dentistas em regiões onde o acesso a serviços de saúde é mais limitado. Segundo ele, uma melhor remuneração pode incentivar esses profissionais a se fixarem em áreas carentes, consequentemente aumentando a qualidade dos serviços médicos e odontológicos disponíveis para a população.

Dueire defendeu que a proposta não apenas melhora as condições de trabalho dos profissionais da saúde, mas também é um importante passo para mitigar as desigualdades regionais no acesso a serviços de saúde. “Ao garantir melhores condições de remuneração, nós criamos uma oportunidade real de equalizar o acesso à saúde no país”, afirmou.

A atualização do piso salarial vem como uma resposta às demandas crescentes do setor e à necessidade de se atender a uma população que, cada vez mais, busca serviços de saúde de qualidade. Com essa atualização, o Senado aponta não só para uma reformulação necessária nas relações trabalhistas da saúde, mas também para um compromisso com a saúde pública, visando melhor atender a sociedade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo