SENADO FEDERAL – Senador destaca a criação de fundo privado para recuperação de áreas afetadas por eventos climáticos no Rio Grande do Sul.

O senador Paulo Paim, do Partido dos Trabalhadores, fez um importante pronunciamento nesta segunda-feira (16) sobre a medida provisória que estabelece a criação de um fundo privado com o intuito de apoiar a requalificação e recuperação da infraestrutura das áreas afetadas por eventos climáticos no Rio Grande do Sul. A MP 1.278/2024, que destina um aporte de R$ 6,5 bilhões para obras de adaptação a eventos climáticos extremos no estado, foi tema central do discurso do senador gaúcho.

Na condição de presidente da comissão temporária que acompanha o enfrentamento à calamidade no estado (CTERS), Paim ressaltou que a liberação desses recursos era uma demanda importante feita ao Executivo. Para ele, as obras que serão financiadas com esse montante são de extrema relevância para minimizar os efeitos de futuros eventos climáticos. O senador se mostrou satisfeito com o desfecho positivo dessa questão e destacou o trabalho coletivo que levou a essa conquista.

Além disso, o senador também fez menção à aprovação, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), de cinco mensagens de crédito destinadas a impulsionar o desenvolvimento da cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Os recursos serão direcionados para o financiamento de programas de revitalização da área central da cidade, recuperação da infraestrutura social, drenagem urbana e transformação territorial. Paim enfatizou que essas autorizações representam um esforço significativo para modernizar a infraestrutura urbana da cidade e torná-la um exemplo de resiliência climática e inovação social.

Em resumo, as medidas anunciadas pelo senador Paulo Paim visam não apenas recuperar e requalificar áreas afetadas por eventos climáticos no Rio Grande do Sul, mas também impulsionar o desenvolvimento urbano da capital gaúcha. A iniciativa recebeu elogios do senador e reforçou o comprometimento do governo federal em auxiliar o estado nesse momento delicado.

Sair da versão mobile