“Considero muito grave quando alguém que exerce qualquer atividade pública promove o ultraje da Bandeira Nacional. Respeite o Brasil! Ao utilizar linguagem neutra ao entoar o Hino Nacional, seja qual for o seu objetivo, está deliberadamente agredindo toda a nação e, por isso, deve ser responsabilizado”, declarou Girão em seu pronunciamento.
Além disso, o senador também criticou a cantora Bebel Gilberto por um episódio ocorrido em 2022 nos Estados Unidos, onde a artista realizou um protesto contra o governo brasileiro e chegou a pisotear a bandeira nacional em cima do palco. Como resposta a esse evento, Girão apresentou um projeto de lei (PL 2.303/2022) que prevê multa e prisão de dois a quatro anos para quem destruir qualquer símbolo nacional, mesmo fora do território brasileiro.
Girão ressaltou a importância de respeitar os símbolos nacionais, como a Bandeira, as Armas, o Selo e o Hino, os quais representam o país em diversas situações oficiais. O senador enfatizou que a bandeira brasileira, verde e amarela, jamais mudará de cor, reforçando a necessidade de proteger esses símbolos que são tão importantes para a identidade nacional.
Por fim, o parlamentar também condenou a cantora Madonna por ter realizado uma dança sensual com a Bandeira do Brasil enrolada no corpo durante um show no Rio de Janeiro em maio. Esses episódios mostram a preocupação do senador em preservar e respeitar os símbolos nacionais em qualquer lugar e situação.