Para Heinze, a dragagem do canal será um grande impulso para o comércio entre os dois países. Além disso, o edital também prevê a sinalização da futura hidrovia Brasil-Uruguai, o que facilitará ainda mais o transporte de cargas e impulsionará a economia na região.
Durante seu discurso, o senador destacou que a dragagem e a sinalização da hidrovia serão apenas o primeiro passo para futuras concessões. Ele ressaltou que a hidrovia poderá se tornar a primeira “pedagiada” do Brasil, o que representa um avanço significativo nesse tipo de modal de transporte.
Ao relembrar um encontro com o presidente do Uruguai, Luís Lacalle Pou, em março de 2020, Heinze enfatizou a importância de parcerias para melhorar o transporte de cargas, especialmente de produtos agrícolas, e diversificar as atividades econômicas na região. Ele ressaltou que a dragagem trará benefícios tanto para o Uruguai quanto para o Rio Grande do Sul, facilitando a logística de importação e exportação e reduzindo custos de transporte.
O senador também citou a necessidade de diversificar a região e aumentar a produção de alimentos, beneficiando especialmente os produtores uruguaios. Segundo Heinze, a dragagem do canal permitirá que o transporte de insumos, como o adubo, seja feito de forma mais eficiente e a um custo mais baixo, o que trará benefícios econômicos para a região.
Com a assinatura do edital de licitação, as expectativas para o desenvolvimento do comércio e transporte entre Brasil e Uruguai são grandes, e essa medida representa um avanço significativo para a região. Heinze finalizou seu discurso enfatizando a importância desse marco para a melhoria da economia e logística na região.