Um dos pontos de destaque da reunião é o debate sobre a transição energética e a descarbonização da economia brasileira, com destaque para o recém-aprovado projeto que regulamenta o mercado de crédito de carbono no país. Além disso, também está na pauta a apresentação do projeto da hidrovia do Arco Norte, que envolve os rios Tocantins e Araguaia e tem potencial para facilitar o escoamento da produção agrícola de diversas regiões do país.
O Grupo Parlamentar do Brics conta com a participação de outros senadores além de Irajá, como Mecias de Jesus, Weverton, Otto Alencar, Tereza Cristina e Vanderlan Cardoso. O senador Rodrigo Pacheco também integra o grupo como presidente de honra. Durante a reunião, o Instituto de Desenvolvimento do Brics realizará sua 2ª assembleia geral, com o objetivo de fortalecer a cooperação entre os países membros, fomentando oportunidades em diversas áreas.
O Instituto funciona como uma plataforma de integração, incentivando iniciativas conjuntas nas áreas de economia, ciência, tecnologia, cultura e sustentabilidade. Neste encontro, estarão presentes autoridades como o presidente do instituto, Washington Umberto Cinel, além de representantes do Ministério dos Transportes, Ministério de Portos e Aeroportos e outras entidades ligadas à infraestrutura. A reunião acontecerá no Plenário 7 da Ala Senador Alexandre Costa, no Anexo II do Senado.