SENADO FEDERAL – Senado pode votar projeto de lei que estende benefício a membros de cooperativas em sessão marcada para quarta-feira

Na próxima quarta-feira (11), o Plenário do Senado se prepara para votar uma série de projetos de lei que podem impactar diretamente as cooperativas e os trabalhadores celetistas. Um dos itens na pauta é o PL 1.754/2024, que propõe estender o benefício da seguridade especial para membros de todas as cooperativas, exceto as de trabalho. Atualmente, esse benefício só é válido para membros de cooperativas agropecuárias ou de crédito rural.

O projeto, sugerido originalmente em 2007 pelo ex-senador Neuto de Conto (SC), agora se encontra no Senado para votação. Um substitutivo proposto pela Câmara dos Deputados está em discussão e recebeu um relatório favorável na semana passada, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), elaborado pelo senador Flávio Arns (PSB-PR).

Além disso, os senadores também devem analisar o projeto de lei que cria o Estatuto Profissional dos Trabalhadores em Cooperativas (PL 537/2019). Esse projeto tem como objetivo assegurar direitos trabalhistas aos cooperados, como previsão de jornada de trabalho, representação sindical e piso salarial. Originado na Câmara dos Deputados, o texto recebeu relatório favorável do senador Fernando Dueire (MDB-PE) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Por fim, o Plenário também votará o PL 3.148/2024, que inscreve o nome de Eduardo Campos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Eduardo Campos, que nasceu em Recife em 1965, foi uma figura importante na política brasileira, tendo ocupado cargos como deputado estadual e federal, ministro da Ciência e Tecnologia e governador de Pernambuco. O político faleceu em um acidente aéreo durante as eleições presidenciais de 2014.

Esses projetos são de suma importância para o cenário político e econômico do país, pois podem impactar diretamente a vida dos cooperados e trabalhadores celetistas. A decisão do Plenário do Senado será crucial para definir os rumos dessas categorias tão importantes para a nossa sociedade.

Sair da versão mobile