Lynch, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e renomado pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa, trará à tona a relevância de se conhecer a trajetória do Senado, especialmente em momentos cruciais que moldaram a nação ao longo dos últimos duzentos anos. O especialista possui um vasto currículo, com publicações que investigam as raízes do pensamento político brasileiro, e suas reflexões prometem enriquecer o entendimento sobre a atuação do Senado.
Os textos que compõem a coleção “Arquivo S” são fruto da dedicação da equipe de jornalistas da Agência Senado. Baseados em documentos históricos preservados no Arquivo do Senado, em Brasília, esses relatos abrangem uma vasta gama de experiências políticas, desde projetos de lei até discursos e debates parlamentares datados desde 1826, ano da fundação do Senado. A principal finalidade da coleção é resgatar e interpretar episódios significativos que caracterizam a história do Brasil.
O décimo livro da série destaca acontecimentos intrigantes, incluindo a participação de senadores negros durante o período de escravidão, práticas de recrutamento militar no Império que se assemelhavam a uma “caçada humana” contra a população negra e pobre, a oficialização do Dia do Trabalho em 1924 como uma estratégia para controlar greves e incentivar celebrações, além do movimento armado no Rio Grande do Sul que freou um golpe de Estado em 1961.
Ademais, a obra contém reportagens que foram publicadas inicialmente na coluna “Arquivo S” no Portal Senado Notícias. Novos textos são lançados periodicamente, sempre na primeira sexta-feira de cada mês. Conhecida como uma fonte respeitável no âmbito da educação, a coleção é frequentemente utilizada em livros didáticos e avaliações, como vestibulares e o Enem.
Os interessados podem adquirir os dez volumes em versão impressa a preço de custo, através do site da Livraria do Senado, ou baixá-los gratuitamente na Biblioteca do Senado. A live contará, ainda, com a participação do jornalista e historiador Ricardo Westin, um dos responsáveis pelos textos do décimo volume. Após a transmissão, a entrevista será incorporada à grade de programação da TV Senado, no programa “Leituras”, proporcionando uma oportunidade adicional para o público se aprofundar nas questões discutidas.
