SENADO FEDERAL – Senado Federal planeja série de eventos em comemoração aos 200 anos de sua criação, incluindo espetáculo musical e seminário internacional.


Senado Federal planeja série de eventos para comemorar 200 anos

O Senado Federal está se preparando para realizar uma série de eventos legislativos e culturais em 2024 em comemoração aos 200 anos de sua criação. A programação inclui espetáculos, seminários, distribuição de material didático e exposições interativas. Dentre os eventos já confirmados está o espetáculo com o maestro João Carlos Martins e o seminário internacional “Democracia e Novas Tecnologias: desafios da era digital”.

No dia 5 de março, o Senado irá entregar medalhas comemorativas a autoridades e personalidades de destaque em agradecimento ao apoio às atividades legislativas e políticas realizadas no âmbito da instituição. As medalhas terão como tema principal “As Casas do Senado” e serão cunhadas em três diferentes tipos de materiais nobres: prata dourada (vermeil), prata e bronze.

Já no dia 25 de março, será realizada uma sessão especial, com a presença de autoridades dos três Poderes e representações estrangeiras. Na mesma data, será lançado um selo comemorativo em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

A programação, elaborada pela Comissão Curadora das comemorações do bicentenário, presidida pelo primeiro-secretário, senador Rogério Carvalho, inclui o lançamento do Almanaque da Cidadania, produzido pelo cartunista Maurício de Souza, e a estreia de conteúdos especiais nos veículos de comunicação da Casa e nas redes sociais do Senado.

O maestro João Carlos Martins será a principal atração do espetáculo “Senado 200 Anos: uma jornada histórica rumo ao futuro”. O espetáculo destacará o valor da arte nacional neste momento da história do Parlamento. João Carlos Martins estará acompanhado pela Orquestra Bachiana Jovem Sesi-SP e por outros artistas convidados.

O seminário internacional “Democracia e Novas Tecnologias: desafios da era digital” irá reunir importantes estudiosos do assunto, do Brasil e de outros países, com o objetivo de debater as transformações sociais decorrentes do uso disseminado de novas tecnologias digitais.

Além disso, o Senado lançará publicações e republicará obras importantes, como a Coleção Constituições Brasileiras e o livro “Senadoras: dados biográficos”, reunindo as biografias de todas as senadoras.

Dentre as exposições planejadas, está a mostra “Palácio Monroe: um legado de democracia”, que resgatará o valor histórico do Plenarinho, conjunto de peças do mobiliário histórico do Senado, que foi revitalizado.

O Senado distribuirá material didático para alunos do 5° ano do ensino fundamental de escolas públicas de todo o país, e organizará visitas dramatizadas para explorar e vivenciar o trabalho dos parlamentares.

O programa Jovem Senador também faz parte das comemorações, com um tema de redação voltado para os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia.

A participação da Casa nas feiras de livro em vários estados brasileiros também vai refletir as comemorações do bicentenário. Ao longo do ano, todas as atividades e conteúdos produzidos sobre os 200 anos do Senado estarão disponíveis no portal institucional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo