SENADO FEDERAL – Senado define participação de partidos em comissões; PSD, PL e MDB lideram blocos parlamentares para biênio 2025-2026.

Senado define nos próximos dias a participação de cada partido ou bloco partidário nas comissões permanentes. De acordo com o Regimento Interno da Casa, a distribuição de vagas considera o tamanho de cada bancada no dia da eleição do presidente. Pela regra da proporcionalidade, os maiores partidos têm direito a mais assentos e podem comandar mais colegiados.

Nesta sessão legislativa, o PSD lidera com 15 senadores, seguido por PL (14), MDB (11), PT (9), União (7) e PP (6). Podemos, PSB e Republicanos têm quatro senadores cada, enquanto PDT e PSDB contam com três representantes e Novo com um.

Os partidos podem formar blocos parlamentares, atuando como uma só bancada sob a mesma liderança. Atualmente, existem cinco blocos no Senado. O maior é a Resistência Democrática, formada por PSD, PT e PSB, com 28 senadores. O bloco Democracia tem 18 parlamentares de MDB e União, o Vanguarda reúne 15 senadores de PL e Novo, o Aliança conta com 10 integrantes do PP e Republicanos, e o Independência é formado por 10 senadores de Podemos, PSDB e PDT.

A composição dos blocos ainda pode ser modificada antes da definição das comissões para o biênio 2025-2026. Segundo o Regimento, um bloco não pode ter menos de nove senadores.

Comparando com fevereiro de 2023, poucas alterações foram registradas no tamanho dos partidos. O PL ganhou dois senadores, o MDB aumentou em um, enquanto União e Podemos perderam dois e um, respectivamente. A Rede não tem mais representação, enquanto Novo passou a ter um senador.

O Senado conta com 16 comissões permanentes temáticas, com o número de membros variando de 27 a 11. Cada senador pode integrar até três comissões como titular e outras três como suplente, com exceção do presidente que não pode participar.

Os líderes partidários devem oficializar a representação numérica dos partidos e dos blocos nas comissões permanentes no início dos anos ímpares. O líder do PSDB, senador Plínio Valério, prevê que a composição das comissões será definida até a próxima semana, destacando a importância das negociações entre os partidos para garantir uma representação favorável nas comissões.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo