Antes mesmo de ser debatida no Plenário, a matéria já havia recebido um parecer favorável na Comissão de Infraestrutura (CI), onde foi relatada pelo senador Lucas Barreto, do PSD do Amapá. Durante a votação, o parecer foi lido pelo senador Vanderlan Cardoso, também do PSD, que ressaltou a importância deste novo colegiado no cenário legislativo.
Segundo Vanderlan, a criação dessa frente parlamentar tem como intuito promover não apenas o debate, mas também a formulação e o desenvolvimento de ações e políticas que venham a fortalecer a infraestrutura ferroviária do Brasil. O senador enfatizou a relevância das ferrovias autorizadas que, sob o controle do Poder Público, podem alavancar a expansão da malha ferroviária nacional, essencial para o transporte de cargas e passageiros em todo o país.
O projeto de Zequinha Marinho menciona a necessidade emergente de investimento e atenção ao setor ferroviário, que historicamente sofreu com a falta de atenção governamental. A iniciativa busca reunir, sob uma única bandeira, tanto senadores quanto deputados federais interessados em colaborar com o aprimoramento das ferrovias no Brasil. Inicialmente, a frente será composta pelos parlamentares que assinarem a ata de instalação, mas a proposta prevê que outros membros poderão se juntar ao grupo posteriormente, ampliando assim o alcance e a efetividade da frente.
Com a aprovação, espera-se que o debate sobre as ferrovias ganhe nova força no Congresso, refletindo na criação de políticas públicas que incentivem o uso desse modal de transporte, vital para o desenvolvimento econômico e sustentável do país. A nova frente parlamentar representa, portanto, uma janela de oportunidade para os legisladores impulsionarem mudanças significativas na logística e na mobilidade entre os estados brasileiros.