De autoria do ex-deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), o projeto destaca a tradicional prática do tiro esportivo na cidade, influenciada pela chegada de imigrantes alemães na segunda metade do século 19. Jaraguá do Sul é conhecida por sediar a Schützenfest, ou Festa do Tiro, realizada anualmente em novembro.
De acordo com Esperidião, Santa Catarina é o estado brasileiro com o maior número proporcional de clubes de CACs (colecionadores, atiradores e caçadores), o que contribui para a cultura local e é motivo de orgulho para Jaraguá do Sul. A Schützenfest, que homenageia os atiradores, é um evento muito significativo para a cidade.
O PL 4.674/2019 havia sido aprovado em 2019 pela Comissão de Educação e Cultura (CE), com relatoria do então senador Dario Berger. Em seu parecer, Berger ressaltou a tradição das sociedades de tiradores de origem germânica, ainda presentes na Região Sul. Essas associações, que surgiram com propósitos militares, hoje têm um papel importante na cultura, no esporte e no lazer.
A aprovação do projeto no Senado é uma forma de reconhecer e valorizar essa tradição e importância dos atiradores em Jaraguá do Sul. Agora, com a sanção presidencial, o município poderá oficialmente ostentar o título de Capital Nacional dos Atiradores, consolidando sua posição como referência nessa prática esportiva.
