Nelsinho Trad destaca a relevância da data, enfatizando que ela proporciona uma reflexão sobre os direitos, as necessidades e as conquistas das pessoas com síndrome de Down, além de reforçar o compromisso com a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. O dia 21 de março foi escolhido em referência ao cromossomo 21, que é triplicado nas pessoas com essa condição genética.
Durante a mesma sessão, também foi aprovado um requerimento, RQS 37/2025, proposto pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), para a realização de uma sessão especial em homenagem à família Paiva e à produção do filme “Ainda Estou Aqui”, indicado ao Oscar nas categorias Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro. A atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva no filme, foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz.
Além disso, os senadores aprovaram uma sessão especial para celebrar o Dia do Professor, conforme requerimento da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO). Ela também foi autora de um requerimento para homenagear os 120 anos de atuação do Grupo Energisa no setor elétrico do país. As datas para essas homenagens serão definidas pela Secretaria Geral da Mesa (SGM).
As sessões especiais promovidas pelo Senado Federal visam destacar e reconhecer a importância de datas significativas e de personalidades que contribuem para o desenvolvimento e a inclusão na sociedade. Fique por dentro das próximas homenagens e celebrações que serão realizadas no âmbito do Senado.