O senador Izalci destacou a importância do papel do médico hematologista, responsável pelo tratamento de doenças relacionadas ao sangue, órgãos hematopoéticos e tecido linfático, como a medula óssea, linfonodos e baço. Já o hemoterapeuta é o profissional médico responsável pela obtenção e administração de sangue como parte do tratamento de diversas condições de saúde.
A criação do Dia Nacional do Hematologista e do Hemoterapeuta foi estabelecida pela Lei 14.919/2024, originada a partir do Projeto de Lei 3.466/2023, relatado pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN) e aprovado no Senado no mês de junho. A data de 29 de outubro foi escolhida para a comemoração em razão da fusão da Sociedade Brasileira de Hematologia e do Colégio Brasileiro de Hematologia, que resultou na criação da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) em 2008.
A iniciativa de celebrar e reconhecer o trabalho desses profissionais da saúde é fundamental para valorizar a atuação dos hematologistas e hemoterapeutas no cuidado e tratamento de pacientes com diversas condições de saúde. A sessão especial promovida pelo Senado será uma oportunidade de destacar a importância e relevância desses profissionais e agradecer pelo seu comprometimento com a saúde da população.