SENADO FEDERAL – Senado aprova realização de sessão temática para debater feminicídio, investigar brasileiros na Bolívia e celebrar Grupo de Fiscalização Móvel.



O Senado Federal foi palco de importantes discussões e decisões nesta terça-feira (8). Sob a liderança da senadora Leila Barros (PDT-DF), foi aprovado o requerimento RQS 270/2025, solicitando a realização de uma sessão temática para debater as causas do aumento dos casos de feminicídio e buscar soluções para enfrentar a violência doméstica contra as mulheres de forma mais eficaz.

Os dados apresentados durante a votação demonstraram a urgência desse debate. Segundo a pesquisa Data Senado de 2023, 30% das brasileiras já foram vítimas de algum tipo de violência doméstica ou familiar causada por homens, sendo a violência psicológica a mais frequente, atingindo 89% das vítimas, seguida pela violência física, que afetou 76% das mulheres. A realização da sessão temática será agendada pela Secretaria-Geral da Mesa, visando aprofundar a discussão sobre esse grave problema social.

Outro tema relevante abordado no Senado foi a situação dos brasileiros na Bolívia. Aprovou-se o requerimento RQS 268/2025, apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), para a constituição de uma comissão temporária externa com o objetivo de investigar a situação dos brasileiros naquele país, especialmente dos estudantes, e o caso de Jenife Silva, uma estudante de medicina do Amapá recentemente assassinada na Bolívia.

Além disso, foi aprovado o requerimento RQS 267/2025, do senador Paulo Paim (PT-RS), para a realização de uma Sessão Especial no dia 13 de maio, data em que se comemora o Dia da Abolição da Escravatura. Nessa sessão, será celebrado os 30 anos do Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego, importante órgão no combate ao trabalho escravo no Brasil.

Por fim, os parlamentares também aprovaram o requerimento RQS 263/2025, da Senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), para a realização de uma Sessão Especial em homenagem aos 10 anos de atuação da Liga do Bem. Esse grupo voluntário tem desempenhado um papel fundamental na promoção da cidadania, solidariedade e responsabilidade social no âmbito do Senado Federal e em benefício da comunidade.

Essas decisões refletem o compromisso do Senado em debater temas relevantes e buscar soluções para os desafios enfrentados pela sociedade brasileira.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo