SENADO FEDERAL – Senado aprova projeto que nomeia trecho da BR-356 em Minas Gerais em homenagem a Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (16), o projeto de lei que propõe nomear o trecho da BR-356, localizado entre o entroncamento com a BR-040 e a cidade de Mariana (MG), como Rodovia Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. O PL 6.571/2019, de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), recebeu parecer favorável do então senador Jean Paul Prates (PT-RN) no final do ano de 2022, na Comissão de Educação (CE), e agora segue para a sanção da Presidência da República após a aprovação no Plenário do Senado.

Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida foi arcebispo de Mariana de 1988 até o ano de seu falecimento, em 2006, aos 75 anos. Membro da Companhia de Jesus, exerceu importantes cargos na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo secretário-geral de 1979 a 1986 e presidente de 1987 a 1994, por dois mandatos consecutivos.

Com um doutorado em filosofia, dom Luciano foi também vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e presidente da Comissão Episcopal do Mutirão para a Superação da Miséria e da Fome. Sua atuação em prol dos mais necessitados e na defesa da melhoria das condições das estradas do país foi destacada pelo autor do projeto, que ressaltou a importância do homenageado na luta pela justiça social.

No relatório apresentado por Jean Paul Prates, o senador destacou a figura memorável de dom Luciano Mendes, ressaltando sua incansável luta em defesa das causas sociais e dos mais pobres. A trajetória de vida do arcebispo foi marcada pelo comprometimento com a justiça e a defesa das camadas mais vulneráveis da sociedade.

A proposta de nomear a rodovia em homenagem a Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida foi aprovada com ampla maioria no Senado, demonstrando o reconhecimento da importância do legado deixado por esse importante líder religioso e defensor dos direitos humanos no Brasil.

Sair da versão mobile