SENADO FEDERAL – Senado aprova projeto que confirma Acordo de Sede da Hidrovia Paraná-Paraguai com Argentina em 2018.


Na última quarta-feira (22), o Senado Federal aprovou o projeto de decreto legislativo que ratifica o Acordo de Sede assinado em 2018 entre a República Argentina e o Comitê Intergovernamental da Hidrovia Paraná-Paraguai, composto pelo Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Esta aprovação, referente ao PDL 927/2021, tem como principal objetivo estabelecer as diretrizes básicas para que o Comitê possa estabelecer relações com o país onde está sediado e, consequentemente, desempenhar suas funções em relação à hidrovia.

O acordo busca estabelecer uma série de normas e procedimentos que serão essenciais para o bom funcionamento das ações do Comitê Intergovernamental da Hidrovia Paraná-Paraguai. Isso inclui a definição de responsabilidades, funções e direitos dos envolvidos, garantindo uma atuação conjunta e eficiente no monitoramento e gestão da hidrovia.

A aprovação deste projeto de decreto legislativo representa um passo importante no fortalecimento das relações entre os países signatários e no estabelecimento de uma cooperação internacional no âmbito da gestão fluvial. Além disso, reforça o compromisso mútuo em preservar e utilizar de forma sustentável os recursos hídricos compartilhados.

A Hidrovia Paraná-Paraguai desempenha um papel fundamental na integração regional e no desenvolvimento econômico dos países envolvidos. Por isso, a confirmação deste acordo de sede é um marco significativo para a região, representando um avanço na coordenação e harmonização de ações que visam potencializar o uso e a conservação desse importante recurso natural.

Com isso, espera-se que a implementação dessas medidas contribua para um melhor gerenciamento da hidrovia, promovendo o desenvolvimento sustentável e garantindo a preservação ambiental, em benefício de toda a comunidade internacional envolvida.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo