SENADO FEDERAL – Senado aprova projeto que confere aos sistemas de ensino a competência para regular a monitoria no ensino médio em todo o Brasil.



Na tarde desta terça-feira (8), o Senado Federal aprovou por unanimidade o Projeto de Lei do Senado (PLS) 170/2018, que visa conferir aos sistemas de ensino da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios a competência para regulamentar a monitoria no ensino médio. A atividade de monitoria consiste em um estudante selecionado para auxiliar os professores no acompanhamento e atendimento dos demais alunos matriculados.

A proposta, que agora segue para apreciação na Câmara dos Deputados, foi inspirada em uma sugestão legislativa feita por estudantes que participaram do Programa Jovem Senador de 2017. Este programa tem como objetivo proporcionar aos jovens uma vivência no ambiente político e legislativo, incentivando sua participação e contribuição para a sociedade.

A monitoria no ensino médio pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade da educação, permitindo a interação entre estudantes e professores de forma mais próxima e colaborativa. Além disso, a presença de monitores pode contribuir para a redução da evasão escolar e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos alunos.

Ao aprovar o PLS 170/2018, o Senado reconhece a importância de dar autonomia aos sistemas de ensino para estabelecer normas e diretrizes que garantam a eficácia e a eficiência da monitoria no ensino médio. Agora, cabe à Câmara dos Deputados avaliar e deliberar sobre o projeto, considerando o impacto positivo que essa medida pode trazer para a educação no país.

Em um momento em que a qualidade do ensino é um tema de grande relevância, iniciativas como a monitoria no ensino médio merecem ser valorizadas e incentivadas, visando a melhoria contínua do sistema educacional brasileiro. A participação ativa dos estudantes na construção de propostas legislativas demonstra o potencial transformador da juventude e a importância de ouvir suas vozes no processo de tomada de decisões.

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