Além disso, o projeto prevê a distribuição de materiais educativos sobre hábitos saudáveis e a vacina contra o HPV, bem como a realização de ações de capacitação para os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) no mês de outubro, com foco na importância dos tratamentos preventivos para as meninas.
Após ter sido originado na Câmara dos Deputados, a proposta segue agora para sanção presidencial. No Senado, o texto foi aprovado com base no relatório do senador Dr. Hiran (PP-RR) e teve a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) como relatora ad hoc.
Ao lado do deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO), autor do projeto na Câmara, o senador Dr. Hiran destacou a relevância do Outubrinho Rosa para sensibilizar os pais sobre a importância da vacinação contra o HPV, visando a prevenção do câncer do colo do útero.
Segundo Dr. Hiran, uma cobertura vacinal eficaz, entre 90% e 100% da população, poderia eliminar o câncer do colo do útero em até duas décadas.
A proposta foi bem recebida no Senado, sendo elogiada por diversos parlamentares que ressaltaram a importância da prevenção de doenças em meninas ainda jovens. O projeto agora aguarda a sanção presidencial para se tornar lei e iniciar a implementação da campanha “Outubrinho Rosa”.