SENADO FEDERAL – Senado aprova projeto de lei que institui campanhas anuais de conscientização sobre a doença de Parkinson, com tulipa vermelha como símbolo.



O Senado brasileiro aprovou em sessão realizada nesta terça-feira (5) um projeto de lei que visa instituir campanhas anuais de conscientização sobre a doença de Parkinson. O objetivo da proposta, que agora aguarda sanção presidencial para se tornar lei, é promover um maior entendimento da condição e suas nuances, além de fomentar a disseminação de informações acerca do diagnóstico, tratamento e convivência com a doença.

O PL 2.434/2019, que modifica a legislação atual que prevê o mês de abril como o período dedicado à conscientização da doença de Parkinson, propõe uma série de ações informativas ao longo do ano, buscando ampliar o alcance e impacto das iniciativas educativas. Além disso, o projeto estabelece a tulipa vermelha como símbolo oficial da campanha, visando a identificação e união em torno do tema.

A inclusão da doença de Parkinson como foco de campanhas e ações de conscientização é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e suas famílias, bem como para o estímulo à pesquisa e investimentos na área da saúde. A informação correta e acessível é essencial para combater preconceitos e estimular a busca por tratamentos eficazes e um convívio mais inclusivo e acolhedor.

A sociedade civil e as instituições de saúde desempenham um papel fundamental na disseminação das informações sobre a doença de Parkinson, colaborando para a construção de uma rede de apoio e suporte aos pacientes. Com a aprovação desse projeto de lei, espera-se um aumento na conscientização e na compreensão da condição, contribuindo para a promoção de uma sociedade mais informada e empática em relação às doenças neurológicas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo