A aprovação dessa medida é vista como um passo significativo para a sustentabilidade econômica de micro e pequenas empresas, que representam uma parte vital do tecido empresarial brasileiro e são responsáveis por uma significativa fatia de empregos no país. Agora, o projeto seguirá para análise da Câmara dos Deputados, onde seu futuro poderá moldar ainda mais a forma como as licitações públicas ocorrem e, potencialmente, reconfigurar a dinâmica econômica em prol das pequenas empresas.
Além disso, o Plenário do Senado também deu luz verde a uma proposta que visa oferecer cursos de defesa pessoal a mulheres que enfrentam situações de violência doméstica. A iniciativa, encabeçada pela PL 1.813/2021, tem como objetivo proporcionar às vítimas uma ferramenta importante para a autodefesa. O projeto prevê que a União, juntamente com os estados, o Distrito Federal e os municípios, organize esses cursos em locais de atendimento às vítimas ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Esse conjunto de aprovados revela um esforço do legislativo em abordar questões sociais e econômicas relevantes para o país. À medida que ambos os projetos avançam para a Câmara dos Deputados, a expectativa é de que continuem a promover mudanças significativas na sociedade, buscando proporcionar maior proteção às mulheres e oportunidades para pequenos empresários, fundamentais para o desenvolvimento econômico e social.