SENADO FEDERAL – Senado aprova isenção de IPI para móveis e eletrodomésticos em áreas atingidas por desastres naturais, beneficiando famílias do Rio Grande do Sul.



Na última quarta-feira (17), o Senado aprovou o Projeto de Lei 4.731/2023, que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) móveis e eletrodomésticos da linha branca destinados aos residentes em áreas atingidas por desastres naturais ou eventos climáticos extremos. Essa iniciativa irá beneficiar diretamente as famílias do Rio Grande do Sul que foram impactadas pela recente tragédia das enchentes no estado.

Essa medida representa um importante passo na reconstrução e recuperação das famílias que tiveram seus bens danificados pelas enchentes. Ao isentar esses tipos de produtos do IPI, o governo busca facilitar o acesso a itens essenciais para a reconstrução dos lares atingidos, contribuindo assim para a retomada da normalidade nas regiões afetadas.

A isenção do IPI para móveis e eletrodomésticos da linha branca é uma forma de auxiliar as famílias a se reerguerem após um desastre natural, garantindo que tenham as condições necessárias para reconstruir suas vidas. Além disso, essa medida também visa a redução do impacto financeiro causado por eventos climáticos extremos, proporcionando um alívio econômico para os moradores das áreas afetadas.

Com a aprovação desse projeto pelo Senado, agora o texto segue para sanção presidencial, onde espera-se que seja ratificado para que possa entrar em vigor o mais breve possível. Essa iniciativa demonstra a preocupação e a solidariedade do governo para com as comunidades atingidas por desastres naturais, mostrando a importância de medidas que visam a assistência e o amparo a essas populações vulneráveis.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo