O primeiro empréstimo, previsto no PRS 42/2024, destinará recursos no valor de US$ 150 milhões para o Programa de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (Prosus II). Este programa tem como principal objetivo ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde na rede de atenção da Bahia, através do fortalecimento da atenção primária e da descentralização e regionalização das ações de média e alta complexidade.
Já o segundo empréstimo, também no valor de US$ 150 milhões, está previsto no PRS 43/2024 e será financiado pela CAF. Este recurso será utilizado para a construção de uma ponte ligando a capital do estado, Salvador, à ilha de Itaparica, promovendo assim o desenvolvimento e a integração da região.
Antes de serem aprovados pelo Plenário do Senado, os pedidos de autorização para esses empréstimos passaram pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e foram encaminhados com urgência para votação em Plenário. O senador Otto Alencar (PSD-BA), relator dos dois projetos, assegurou que o estado da Bahia possui uma saúde financeira sólida, garantindo que os empréstimos não representarão riscos para a União, que é a garantidora das operações.
Esses investimentos internacionais demonstram a confiança no potencial de desenvolvimento da Bahia e na importância de melhorar a infraestrutura e os serviços essenciais para a população. Essas medidas refletem o compromisso do governo com o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos baianos.
