A nova rota abrange uma série de municípios que se estendem ao longo das BR-101 e BR-280. Entre eles, estão Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul. Esses locais, além de atrativos naturais, preservam um patrimônio arquitetônico que reflete a rica história da colonização europeia na região, sendo a influência alemã a mais notável, acompanhada por imigrantes italianos, poloneses, ucranianos e húngaros.
A idealização da rota é atribuída ao deputado federal Coronel Armando, do PSL-SC, e o projeto legislativo recebeu uma análise positiva do relator, senador Jorge Seif, do PL-SC, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. Após discussões, a proposta foi aprovada em 10 de junho, demonstrando um consenso em torno da importância de valorizar a riqueza tradicional e cultural da área.
Durante a votação, o senador Seif destacou a singularidade da região do Caminho dos Príncipes, que se destaca como um destino ideal para os visitantes que buscam não apenas um tempo de descanso em meio à natureza, mas também uma imersão em experiências autênticas ligadas às tradições locais. A estruturação, gestão e promoção das atividades e atrativos turísticos da nova rota contarão com o suporte de programas oficiais de regionalização do turismo, indicando uma estratégia abrangente para fortalecer ainda mais essa empreitada.
Com essa nova rota, Santa Catarina se reforça como um destino turístico promissor, capaz de atrair visitantes em busca de experiências que vão além do simples lazer, oferecendo um mergulho nas riquezas culturais e ambientais que a região tem a oferecer.