Essa conquista foi resultado do Projeto de Lei (PL) 4.674/2019, de autoria do ex-deputado Rogério Peninha Mendonça, que destacou a importância da prática do tiro esportivo em Jaraguá do Sul. O município abriga a Schützenfest, conhecida como a Festa do Tiro, realizada anualmente em novembro, que celebra essa tradição.
A aprovação e promulgação da lei seguiram os trâmites legais, com a proposta sendo aprovada pelo Senado em outubro e, posteriormente, promulgada por Pacheco após o prazo para sanção do presidente da República ter expirado. Assim, a lei foi “sancionada tacitamente” e agora entra em vigor.
O relator do projeto na Comissão de Educação e Cultura (CE), o ex-senador Dário Berger, ressaltou a importância das sociedades de atiradores de origem germânica na Região Sul, que evoluíram de caráter militar para atividades culturais, esportivas e recreativas.
Com essa nova conquista, Jaraguá do Sul reforça sua identidade e história ligada ao tiro esportivo, sendo reconhecida em âmbito nacional como a Capital dos Atiradores. O título traz visibilidade para a cidade e destaca sua tradição e importância nesse segmento esportivo, honrando seu passado e presente.
