O PL será analisado inicialmente pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde deverá ser debatido e receber parecer dos senadores. Caso aprovado na CAE, o projeto seguirá para outras instâncias do Senado Federal e, se aprovado em todas elas, poderá se tornar uma lei que beneficiará diretamente os aposentados que sofrem com o Alzheimer.
A inclusão do Alzheimer como uma doença grave elegível para a isenção do Imposto de Renda é uma medida que demonstra sensibilidade e preocupação com as dificuldades enfrentadas por pacientes e seus familiares. O custo do tratamento do Alzheimer costuma ser elevado, o que torna a isenção do imposto uma ajuda significativa para aliviar o orçamento das famílias afetadas.
Além disso, a proposta do senador Castellar Neto pode gerar impactos positivos também na área da saúde, pois a isenção do Imposto de Renda pode estimular mais pessoas a procurarem tratamento para o Alzheimer, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e contribuindo para o avanço da pesquisa e dos cuidados com essa doença.
Portanto, o PL 3.045/2024 representa uma importante iniciativa para garantir mais dignidade e apoio aos aposentados que lidam com o Alzheimer, demonstrando o compromisso do senador e da Comissão de Assuntos Econômicos com a promoção do bem-estar e da justiça social.