SENADO FEDERAL – Projeto de lei propõe instalação de vigilância por vídeo em transporte por aplicativo para reduzir crimes, aguarda análise da CAE.



Um projeto de lei que está tramitando na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) propõe a obrigatoriedade da instalação de recursos de vigilância por vídeo em tempo real em veículos de transporte individual de passageiros por aplicativo. O senador Cleitinho (Republicanos-MG) é o autor do projeto (PL 4.489/2023) e acredita que essa medida pode contribuir para a redução dos crimes nessa modalidade de transporte.

De acordo com o texto do projeto, a Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012) seria modificada para tornar obrigatório que as plataformas de transporte por aplicativo forneçam os meios de vigilância por vídeo e armazenem as imagens captadas durante as corridas. Cleitinho destacou o grande crescimento dos aplicativos de transporte no Brasil, mas lamentou a exposição de motoristas e passageiros aos riscos da violência urbana, citando dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Na justificativa do projeto, o senador explicou que o uso do vídeo tem o propósito de coibir crimes ou identificar os criminosos após o ocorrido. Ele argumenta que o projeto visa atribuir às plataformas a responsabilidade de disponibilizar soluções de gravação de vídeo durante todo o trajeto da corrida.

Apresentado em 14 de setembro de 2023, a proposição será analisada pela CAE e, posteriormente, será submetida ao parecer das Comissões de Segurança Pública (CSP) e de Assuntos Sociais (CAS). A decisão da CAS é terminativa: se aprovado na comissão e não houver recurso de Plenário, o texto poderá seguir diretamente para o exame da Câmara dos Deputados.

A proposta encontra-se em fase inicial de análise e ainda precisará passar por diversas etapas antes de se tornar lei. No entanto, a discussão sobre a segurança nos transportes por aplicativo é de extrema importância e merece atenção por parte dos legisladores, das plataformas de transporte e dos usuários. A decisão final sobre a obrigatoriedade da vigilância por vídeo em tempo real nos veículos de transporte individual de passageiros por aplicativo aguarda os próximos desdobramentos no âmbito legislativo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo