Segundo informações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que atuou na Câmara dos Deputados entre os anos de 2012 e 2014, muitos casos de exploração sexual de menores são perpetrados por pessoas que trabalham diretamente com o público infantil. A justificativa do projeto ressalta que os pedófilos tendem a buscar locais frequentados por crianças, como creches, escolas maternais e hospitais infantis, além de atuarem como babás, justamente para terem a oportunidade de cometer seus crimes sem levantar suspeitas.
A proposta, que teve sua origem no Projeto de Lei 8035/2014, visa tornar mais rigorosa a seleção de profissionais que lidam com crianças, visando a proteção e a segurança dos menores. A medida também pretende evitar que pessoas com histórico criminal envolvendo abusos sexuais contra crianças tenham acesso a esses cargos sensíveis.
A importância do projeto está em garantir um ambiente seguro e protegido para as crianças, evitando que elas sejam vítimas de abusos por parte de pessoas que se aproveitam de sua inocência e vulnerabilidade. A expectativa é que a proposta avance no Senado e seja aprovada para garantir a segurança e o bem-estar das crianças em todo o país.
No entanto, é importante ressaltar que a medida ainda precisa passar por apreciação e discussão no Senado antes de ser efetivamente implementada. A sociedade civil e as autoridades competentes devem se manter atentas e acompanhar de perto o desenrolar dessa importante iniciativa.