SENADO FEDERAL – Projeto de Lei do Novo PNE aguarda análise e votação na Câmara dos Deputados para garantir avanços na educação até 2034.



O novo Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece metas educacionais a serem cumpridas até 2034, encontra-se em análise na Câmara dos Deputados desde o final de junho do ano passado. O Projeto de Lei 2.614/2024 tem despertado a atenção de parlamentares e especialistas da área da Educação, que buscam garantir avanços significativos no sistema educacional brasileiro.

Uma das figuras importantes nesse processo é a senadora Teresa Leitão (PT-PE), que é cotada para assumir a presidência da Comissão de Educação e Cultura (CE) no biênio 2025-2026. Leitão destacou a urgência da análise e votação do novo PNE, uma vez que o plano em vigor atualmente está próximo do término de sua vigência, prevista para dezembro deste ano.

O PL 2.614/2024 propõe metas ambiciosas para a melhoria da qualidade da educação básica, profissional, tecnológica e superior no país. Entre os objetivos do novo PNE estão a ampliação do acesso à educação de qualidade em todas as etapas da vida, a valorização dos profissionais da educação e a promoção da equidade e inclusão no sistema educacional.

A senadora ressaltou a importância de debater e aprovar o projeto com celeridade, visando garantir a continuidade e aperfeiçoamento das políticas educacionais no Brasil. A educação é uma das áreas mais estratégicas para o desenvolvimento do país, e o novo PNE surge como uma oportunidade para promover avanços significativos e garantir um futuro mais promissor para as próximas gerações.

Diante do cenário desafiador da educação no Brasil, o debate em torno do novo Plano Nacional de Educação se torna fundamental para traçar caminhos que levem a uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade para todos os cidadãos. A expectativa é de que o projeto seja analisado e votado com prioridade, a fim de garantir que as metas estabelecidas sejam efetivamente cumpridas e que a educação no país alcance um novo horizonte de excelência e equidade.

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