SENADO FEDERAL – Projeto de Lei confere o título de Capital Nacional das Águas ao município de Rio Grande, no Rio Grande do Sul



Nesta terça-feira (07), a Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou o Projeto de Lei (PL) 1.199/2022, que atribui o título de Capital Nacional das Águas ao município de Rio Grande, localizado no Rio Grande do Sul. O projeto, proveniente da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do senador Paulo Paim (PT-RS) e agora segue para sanção presidencial, a menos que haja recurso para votação no Plenário do Senado.

A cidade de Rio Grande, situada no extremo sul do Rio Grande do Sul, é cercada pela Lagoa Mirim, Lagoa dos Patos e pelo Oceano Atlântico. O deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), autor do projeto, justifica que o município é uma referência por suas belezas naturais, sua cultura e suas atividades econômicas sustentáveis relacionadas aos recursos hídricos.

O senador Paulo Paim destacou a estreita relação do município com as águas e manifestou seu apoio ao projeto. Além disso, ressaltou que Rio Grande é a cidade mais antiga do estado, localizada na margem sul do estuário que leva as águas da Lagoa dos Patos, a maior do Brasil, para o Oceano Atlântico. Vale lembrar que a cidade e o próprio estado do Rio Grande do Sul receberam seus nomes devido aos primeiros navegadores que, no século 16, confundiram o canal lagunar que interrompia as extensas áreas arenosas com um grande rio.

Por ser um dos vinte municípios que integram a região turística conhecida como Costa Doce Gaúcha, Rio Grande é considerado o maior complexo lacustre do mundo. A cidade oferece paisagens deslumbrantes, banhadas pelas águas da Lagoa dos Patos, Rio Guaíba, Lagoa Mirim e Lagoa Mangueira, além de uma conexão com o mar aberto.

Com essa aprovação, o município de Rio Grande reforça sua posição como um polo de destaque no que diz respeito à preservação e uso responsável dos recursos hídricos, além de seu potencial turístico. Agora, o projeto aguarda a decisão do presidente para ser sancionado e oficializar o título de Capital Nacional das Águas para a cidade gaúcha.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo