SENADO FEDERAL – Proibição de tratamento diferenciado para alunos pagantes e bolsistas em instituições de ensino privadas será debatida em projeto de lei.



Na próxima terça-feira (1º), a Comissão de Educação (CE) terá em pauta um projeto de lei que visa proibir as faculdades e escolas privadas de oferecer tratamento diferenciado a alunos pagantes e bolsistas. O PL 3.611/2024, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), estabelece que tanto alunos pagantes quanto bolsistas devem participar das mesmas turmas e atividades acadêmicas, garantindo igualdade de condições para todos os estudantes.

De acordo com o senador Vieira, existem denúncias de que instituições de ensino estariam segregando os alunos com base na condição financeira de cada um. Práticas como separação em turmas diferentes, acesso restrito a estruturas da escola, exclusão em processos de avaliação e distinção através do uso de uniformes distintos têm sido relatadas.

O relator do projeto, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), destaca que a concessão de bolsas de estudo por instituições de ensino privadas é essencial para a redução de desigualdades educacionais. Ele ressalta que o próprio poder público incentiva essa prática, concedendo benefícios fiscais para instituições beneficentes e para programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Além do PL 3.611/2024, a pauta da CE também inclui o PL 5.616/2023, que cria o Dia Nacional do Brega, um gênero musical brasileiro. Outros projetos em discussão tratam do aumento da pena para crimes praticados dentro de instituições de ensino, da isenção da taxa de inscrição no Enem para estudantes de escolas públicas e bolsistas integrais, e de requerimentos para a presença dos ministros da Educação e da Cultura em audiências no Senado.

A votação desses projetos e requerimentos na Comissão de Educação é fundamental para promover uma educação mais inclusiva e igualitária no país. A expectativa é de que as propostas sejam discutidas e aprovadas em benefício de todos os estudantes brasileiros.

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