SENADO FEDERAL – Programa Prouni completa duas décadas de apoio à educação superior no Brasil, beneficiando milhares de estudantes com bolsas parciais e integrais.

Há 20 anos, mais especificamente na semana passada, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) completou duas décadas de existência. Criado pela Lei 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o programa tem como objetivo principal oferecer bolsas parciais e integrais para estudantes que desejam ingressar em instituições privadas de ensino superior.

Desde a sua implantação, o Prouni tem beneficiado milhares de jovens brasileiros que não teriam condições financeiras de arcar com as mensalidades dessas instituições. Através do programa, muitos estudantes têm a oportunidade de realizar o sonho de cursar uma faculdade e buscar uma formação acadêmica de qualidade.

A história da criação do Prouni é marcada por um esforço intenso do governo e de entidades educacionais para ampliar o acesso ao ensino superior no Brasil. Através de parcerias com faculdades e universidades particulares, o programa se tornou um importante instrumento de inclusão social e de incentivo à educação.

Ao longo desses 20 anos, o Prouni tem passado por ajustes e melhorias para garantir que seu alcance seja cada vez maior e que mais estudantes sejam beneficiados. Através de critérios transparentes e rigorosos, o programa seleciona os candidatos que mais necessitam do auxílio financeiro para realizar seus estudos.

Comemorar duas décadas de existência do Prouni é celebrar não apenas a história do programa, mas também os milhares de estudantes que tiveram suas vidas transformadas através da oportunidade de acesso ao ensino superior. Que o programa siga cumprindo seu papel de democratizar o ensino e de contribuir para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Sair da versão mobile