De acordo com o Consultor Legislativo do Senado Tarciso Dal Maso, especialista em Direito Internacional, a Declaração Final possui 12 páginas e aborda três eixos principais: combate à fome, pobreza e desigualdade; desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável; e a reforma da governança global. Estes temas são cruciais para a construção de um futuro mais justo e próspero para todos os cidadãos.
Uma das novidades mais celebradas foi a inclusão da Carta de Alagoas na Declaração Final. Esta carta representa o manifesto das parlamentares do P20 em prol do aumento da representação feminina nas instâncias de poder. A líder da bancada feminina do Senado, Leila Barros (PDT-DF), demonstrou sua satisfação com este avanço, ressaltando a importância da participação das mulheres na tomada de decisão em âmbito global.
Durante a apresentação da Declaração Final, espera-se que os líderes dos Parlamentos presentes destaquem os pontos mais relevantes do documento e destaquem a importância de implementar suas recomendações. A comunidade internacional aguarda com expectativa as propostas e diretrizes que serão apresentadas, na esperança de que contribuam para a construção de um mundo mais igualitário e sustentável.
Em resumo, a 10ª Cúpula de Presidentes de Parlamentos do G20 foi marcada por debates produtivos e pela busca por soluções concretas para os desafios globais. A Declaração Final representa o resultado deste esforço conjunto e aponta caminhos para a construção de um futuro melhor para todos.