Willy Zumblick foi um talentoso artista que deixou um grande legado para a região. Ao longo de seus 75 anos de carreira, ele produziu mais de 5 mil telas e participou de cerca de 600 exposições. Sua obra inclui o famoso Monumento ao Caminhoneiro, uma escultura de 4,3 metros localizada nas proximidades do túnel que agora leva seu nome. O artista faleceu em 2008, aos 94 anos, deixando para trás um importante patrimônio histórico, artístico e cultural.
A iniciativa de batizar o túnel com o nome de Willy Zumblick partiu do Projeto de Lei (PL) 4.632/2019, de autoria da deputada Angela Amin (PP-SC). O texto foi aprovado pelo Senado na Comissão de Infraestrutura no mês anterior, e o relator do projeto, senador Esperidião Amin (PP-SC), destacou o legado artístico do pintor e escultor durante a sessão de aprovação.
Segundo o senador, Zumblick retratou aspectos das tradições, cultura e história catarinenses em suas obras, incluindo temas como a Bandeira do Divino, a Guerra do Contestado, Anita Garibaldi, o boi de mamão, as rendeiras e os imigrantes. A homenagem ao artista é uma forma de reconhecer e valorizar a contribuição que ele deu à arte e à cultura da região.
A Lei 14.920, de 2024, que oficializa a denominação do túnel em homenagem a Willy Zumblick, foi publicada nesta segunda-feira (8) no Diário Oficial da União, marcando assim a perpetuação do legado do artista na cidade de Tubarão.