O Ministério da Justiça e Segurança Pública será o maior beneficiado, recebendo R$ 90 milhões para a capacitação de profissionais e gestores do Fundo Nacional de Segurança Pública.
O Ministério dos Transportes repassará sua parte à Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., para a implantação do trecho 3 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste. Além disso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) utilizará parte dos recursos para o pagamento de despesas da construção e manutenção de rodovias nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará e Paraíba.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional utilizará os recursos para a conclusão da Rodovia da Jiboia, localizada no estado de Sergipe. Já o Ministério das Cidades aplicará o dinheiro na ampliação do acesso ao financiamento habitacional.
Por último, o Ministério de Portos e Aeroportos destinará sua parte à reforma do aeroporto de Itacoatiara, localizado no Amazonas. De acordo com o governo, as novas despesas serão custeadas com a anulação de outras já previstas.
É importante ressaltar que as informações foram obtidas através da Agência Câmara e que a Reprodução deste conteúdo é autorizada mediante a citação da Agência Senado.
Com a sanção dessa lei e a destinação dos recursos, espera-se que os ministérios beneficiados tenham condições de investir em áreas estratégicas, como segurança pública, infraestrutura de transportes, desenvolvimento regional e acesso ao financiamento habitacional.