SENADO FEDERAL – Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, reforça relações diplomáticas em encontros com parlamentares do P20 nos primeiros dias do evento.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, participou ativamente da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), que reúne os parlamentos dos países com as maiores economias do mundo, sediado na Câmara dos Deputados e no Senado. Durante o evento, Pacheco teve encontros significativos com diversas delegações parlamentares, incluindo França, China, Turquia, México, Canadá e ParlAmericas.

Ao receber a delegação francesa, Pacheco destacou a importância da democracia exemplar da França para o mundo e reafirmou a promoção de ações em prol do desenvolvimento sustentável. O presidente brasileiro também mencionou a redução do desmatamento na Amazônia e a tramitação de um projeto de lei sobre crédito de carbono.

Com a delegação da China, liderada pelo vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional, Wu Weihua, Pacheco ressaltou os 50 anos de diplomacia entre os dois países e a posição da China como principal parceira comercial do Brasil. A discussão incluiu a regulamentação da inteligência artificial e do mercado de créditos de carbono.

O presidente do Senado também se encontrou com o deputado Numan Kurtulmuş, da Turquia, para fortalecer a diplomacia parlamentar e discutir questões como transição energética e segurança alimentar. Em suas redes sociais, Pacheco destacou a busca pela paz por meio do diálogo e do consenso, repudiando a violência entre nações soberanas.

Durante o encontro com a senadora Blanca Ovelar, do Paraguai, representando o ParlAmericas, Pacheco abordou a violência contra mulheres e a baixa representatividade feminina na política. Eles compartilharam experiências legislativas, como a Lei Maria da Penha, que protege mulheres vítimas de violência.

Com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado mexicano, Alejandro Murat Hinojosa, Pacheco discutiu temas como economia, cultura e turismo, enfatizando a defesa da democracia, o combate à pobreza e o desenvolvimento sustentável. Já com a senadora Raymonde Gagné, do Canadá, o foco foi o desenvolvimento sustentável e a proteção das florestas.

A atuação de Pacheco na Cúpula evidenciou sua busca por parcerias internacionais em prol de um mundo mais sustentável e pacífico, destacando a importância do diálogo e da cooperação entre os países do G20. A participação do Brasil nessas discussões é fundamental para o fortalecimento das relações internacionais e para a promoção do desenvolvimento global.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo