Congressistas dos EUA se reúnem com senadora brasileira para discutir defesa da democracia
A presidente da Comissão de Defesa da Democracia (CDD), senadora Eliziane Gama (PSD-MA), se reuniu com a delegação de congressistas do Partido Democrata, dos Estados Unidos (EUA), nesta terça-feira (15) às 8h na sala de reuniões da Presidência do Senado Federal. A delegação norte-americana é integrada pelos deputados Alexandria Ocasio-Cortez, Nydia Velázquez, Joaquín Castro, Greg Casar e Maxwell Frost.
No final da reunião, a senadora brasileira concedeu uma entrevista coletiva, destacando a importância de unir esforços e debater ideias para evitar o surgimento de tendências autoritárias nos dois países.
“O encontro demonstra a preocupação de ambos os lados em juntar forças e trabalhar pela consolidação da democracia. Os Estados Unidos enfrentaram situações muito semelhantes às que estamos vivendo no Brasil. Ambos os países passaram por momentos de instabilidade, como o 6 de janeiro nos EUA e o 8 de janeiro no Brasil. Essas experiências nos aproximam e nos possibilitam trocar ideias para fortalecer o Estado de Direito e evitar a volta de ideias autoritárias”, afirmou Eliziane Gama.
A senadora ressaltou ainda o papel decisivo da Justiça na luta contra os atos antidemocráticos e enfatizou a importância da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) de 8 de Janeiro, da qual é relatora. Ela apontou a semelhança entre as experiências do Brasil e dos EUA quanto aos ataques extremistas contra a democracia.
A reunião entre os congressistas do Partido Democrata dos EUA e a senadora Eliziane Gama foi considerada positiva e construtiva para fortalecer as relações entre os dois países e intensificar o combate aos discursos e práticas autoritárias.
