SENADO FEDERAL – Portal e-Cidadania aprimora interatividade com IA para identificar perguntas respondidas indiretamente em eventos passados, promovendo transparência e participação ativa.

A interatividade no Portal e-Cidadania do Senado Federal ganhou um importante reforço com a utilização de Inteligência Artificial (IA). Durante o recesso parlamentar, o Portal passou por melhorias na visualização das participações dos cidadãos em eventos interativos, como audiências públicas, realizados ao longo dos últimos onze anos. Agora, até mesmo perguntas dos cidadãos que foram respondidas de forma indireta em eventos passados estão identificadas e marcadas nos vídeos.

A análise de mais de 1,8 mil eventos realizados entre 2013 e 2024 envolveu servidores, terceirizados e comissionados, resultando na identificação de mais de 2,7 mil perguntas respondidas de maneira indireta dentre as mais de 23 mil participações analisadas. O coordenador do e-Cidadania, Alisson Bruno, explicou que as perguntas lidas e respondidas diretamente durante os eventos já são marcadas nos vídeos, enquanto as respostas indiretas passaram a ser identificadas com o auxílio da IA desde o ano anterior.

Para realizar esse processo, a equipe gera comandos específicos para que a IA consiga confrontar as perguntas feitas com a transcrição do evento. Após essa etapa, todo o resultado é conferido por uma equipe humana antes de ser publicado no site. O projeto foi realizado durante o recesso parlamentar devido à complexidade do processo, que envolveu uma quantidade significativa de eventos.

O objetivo principal desse mutirão foi proporcionar aos cidadãos um retorno mais claro sobre suas contribuições, incentivando a participação ativa no processo legislativo. Com essa iniciativa, busca-se promover o avanço da sociedade por meio da interação com o Legislativo. A integração da IA no Portal e-Cidadania promete ampliar ainda mais a interatividade e a transparência nas ações do Senado Federal, fortalecendo o vínculo entre os cidadãos e a instituição.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo