Durante a sessão, Paim enfatizou os desafios enfrentados pelas políticas públicas voltadas para as crianças, destacando que, apesar dos avanços conquistados, ainda há muito a ser feito. O senador alertou para a necessidade de se evitar retrocessos em áreas fundamentais e reafirmou o compromisso com todas as crianças, especialmente aquelas pertencentes a famílias mais vulneráveis.
A participação das jovens Maria Estrela Aires Diniz e Clarisse Ratis Trindade trouxe um olhar ainda mais impactante para a discussão, à medida que elas defenderam com fervor o direito das crianças à justiça social e a um meio ambiente devidamente protegido. Em um manifesto intitulado “Para garantir Direitos é Preciso Proteger o Planeta”, as meninas questionaram se as crianças e jovens realmente são uma prioridade na sociedade atual.
Além das crianças e do senador Paim, diversos outros representantes tiveram a oportunidade de discursar durante a sessão especial. Destaque para a presença de Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania; as deputadas federais Maria do Rosário (PT-RS) e Daiana Santos (PCdoB-RS); Suelaine Carneiro, coordenadora de Educação e Pesquisa de Geledés Instituto da Mulher Negra e integrante da Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil; Rivana Ricarte, defensora pública do Acre e presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep); Catarina Lorenzo, jovem ativista do Unicef pela justiça climática; João Vitor Paiva, jovem ativista do Unicef pelos direitos das pessoas com deficiência; e Youssouf Abdel-Jelil, representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil.
Para encerrar a sessão de forma especial, houve uma apresentação musical da Roda de Toré, composta por representantes de povos originários, reforçando a importância da cultura e tradição na proteção dos direitos das crianças. Em meio a discursos emocionantes e reflexões provocativas, a celebração dos 35 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança foi marcada por um compromisso renovado com a garantia de um futuro mais justo e igualitário para as crianças de todo o mundo.
