SENADO FEDERAL – Parlamentos do G20 unidos em esforço pelo desenvolvimento sustentável: desafio é avançar na Agenda 2030 da ONU.

Parlamentos de países do G20 se reuniram nesta quinta-feira (7) para discutir a importância de um esforço conjunto na busca pelo cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento faz parte da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20) e aconteceu no Congresso Nacional.

Atualmente, faltando apenas seis anos para o prazo estabelecido para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o progresso global está aquém do necessário, como apontado em um relatório da ONU de 2024, que revela que menos de um quinto das metas está sendo alcançado. A Agenda 2030, estabelecida em 2015 na Cúpula da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, visa concretizar direitos humanos e promover a paz entre as pessoas, os países e o meio ambiente.

Durante a sessão, que teve como tema “o papel dos parlamentos no enfrentamento da crise ambiental e sustentabilidade”, diversos representantes discutiram a importância da transição energética e ecológica como pilares para um futuro sustentável. O presidente da Câmara, Arthur Lira, ressaltou a necessidade de manter a integridade do conceito de desenvolvimento sustentável e destacou a importância de respeitar os direitos humanos, independente de raça, gênero e etnia.

Representantes de diferentes países também alertaram para a urgência de avançar em mudanças e garantir leis que promovam o desenvolvimento sustentável. O vice-presidente da Câmara dos Lordes do Reino Unido, Simon Russell, apontou que menos de 20% dos ODS estão no caminho correto, enquanto a presidente do Parlamento da Indonésia, Puan Maharani, enfatizou a importância de adotar leis relevantes e garantir um crescimento de qualidade.

A 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20) segue com sua programação, e uma sessão de trabalho com o tema “Parlamentos na construção de uma governança global adaptada aos desafios do século 21” está agendada para esta sexta-feira (8). Os participantes planejam elaborar uma declaração conjunta que poderá ser entregue aos líderes do G20, que se reúnem em novembro no Rio de Janeiro. Essas discussões ressaltam a importância da cooperação internacional e do compromisso dos parlamentos na promoção do desenvolvimento sustentável.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo